Resistores next up previous
Next: Medição da resistência Up: Resistência elétrica Previous: Coeficiente de temperatura

Resistores

A maioria dos materiais apresenta um aumento da resistência com o aumento da temperatura e são ditos que possuem um coeficiente positivo de temperatura. Entretanto, alguns materiais como semicondutores, apresentam uma redução da resistência com o aumento da temperatura e são ditos que possuem um coeficiente negativo de temperatura. Os fabricantes de resistores normalmente especificam o coeficiente de temperatura com variação da resistência em partes por milhão por graus Celcius.

figure502

O resistor de carbono possui a característica R x T mostrada na Figura 5. É interessante observar que acima da temperatura ambiente tem-se um coeficiente positivo de temperatura, mas abaixo da temperatura ambiente tem-se coeficiente negativo de temperatura.

Um resistor de valor fixo pode ser feito simplesmente enrolando-se um fio condutor de comprimento e área de seção reta desejados em um núcleo. Tais resistores de fio são disponíveis comercialmente e são feitos normalmente de níquel-cromo ou níquel-cobre enrolados em tubo de cerâmica e protegidos contra problemas mecânicos com uma capa de silicone ou esmalte. Os resistores de fio são usados geralmente quando se precisa dissipar grandes quantidades de potência.

Um segundo tipo de resistor comercialmente disponível é o de carbono, que tem sido largamente utilizado na eletrônica. Uma mistura de carbono e ligas é aplicada como uma capa em um tubo de vidro ou moldada em uma estrutura densa.

Os resistores de carbono são relativamente baratos e disponíveis numa faixa de potência de 0,1 W a 5 W. O valor de resistência dos resistores de carbono é especificado por um conjunto de código de cores que aparecem no corpo do resistor. Cada cor representa um dígito de acordo com a Tabela 1.4.

   table542
Table 1.4: Código de cores de resistores de carbono.

Como pode ser observado na Figura 6, as faixas de cores são lidas a partir da faixa mais próxima da extremidade do resistor. A primeira e a segunda faixa indicam o primeiro e o segundo dígito, respectivamente. A terceira faixa indica o número de zeros que segue os dois primeiros dígitos, exceto quando as faixas ouro e prata são usadas, que representam os fatores multiplicativos. A quarta faixa indica a tolerância. A ausência desta faixa significa que a tolerância é de tex2html_wrap_inline7207 . A quinta faixa indica que o resistor possui um dígito a mais na representação de seu valor ôhmico. Por exemplo, se um resistor possui as faixas nas cores azul, cinza, prata e ouro, o valor de resistência é 0,68 tex2html_wrap_inline7209 tex2html_wrap_inline7091 .

figure572

O terceiro tipo de resistor é o de filme (espesso e fino). A indústria eletrônica define o de filme espesso com um resistor cujo elemento de resistência é na forma de um filme com espessura superior a 0,000001 pol. Por outro lado, um resistor de filme fino possui como elemento de resistência um filme de espessura inferior a 0,000001 pol. O filme é geralmente aplicado em um núcleo de cerâmica ou na superfície de uma placa fina de cerâmica, chamada de substrato, por vaporização a vácuo, decomposição eletrolítica ou pulverização com tinta resistiva. Dependendo do material usado, os resistores são classificados em filme de carbono, filme metálico ou filme de óxido metálico.

Outro tipo de resistor utilizado em grande escala em circuitos eletrônicos são os resistores de semicondutores. Os semicondutores possuem características elétricas que os classificam entre condutores e isolantes. Se certos materiais, chamados impurezas, são adicionados ao material semicondutor (neste caso dizemos que o semicondutor foi dopado), a resistência elétrica se altera e se torna possível obter o valor de resistência desejado. Este tipo de resistor pode ser fabricado simultaneamente com outros componentes eletrônicos (tais como diodos e transistores, por exemplo) e integrados em um pequeno circuito elétrico sem terminais de conexão entre eles (daí a denominação circuitos integrados. Por outro lado, resistores ou quaisquer outros elementos individuais de circuito são ditos componentes discretos.


next up previous
Next: Medição da resistência Up: Resistência elétrica Previous: Coeficiente de temperatura

Ariovaldo V. Garcia
Fri Aug 7 18:29:12 EST 1998